O InterCity Express (ICE) é a joia da Ferrovia Alemã (Deutsche Bahn). É o trem de alta velocidade mais confortável e impressionante do país, que chega a velocidades de até 280 km/h nos trilhos especiais de alta velocidade e até 210 km/h sobre linhas convencionais melhoradas. Há várias versões, os ICE 1 e ICE 2, o ICE 3 com extremos estreitos, a versão pendular ICE-T (muito similar ao ICE 3), e a versão diesel ICE-TD.
Os trens ICE 1 e ICE 2 operam nas rotas em toda a Alemanha, incluindo Colônia-Hannover-Berlim, desde a Alemanha até Viena e Basileia na Áustria, e desde a Alemanha até Zurique, Berna e Interlaken na Suíça. Os mais novos ICE 3 operam Colônia-Munique, e as rotas internacionais Paris-Frankfurt e Bruxelas-Colônia-Frankfurt, e Amsterdam-Colônia-Frankfurt. O ICE-T é um trem pendular que pode virar mais rápido nas vias convencionais (não alta velocidade), percorrendo rotas como Viena-Frankfurt. Os trens ICE-TD (similares ao ICE3, mas com motor diesel) operam nas rotas entre Hamburgo e Copenhague.
Como comprar passagens para ICE
Na maioria das rotas percorridas por trens ICE a reserva de assento específico é opcional. Se bem nos sítios de venda de passagens a reserva de assento específico está incluída, se viaja com passe, pode escolher não fazer reserva de assento específico e viajar diretamente com o passe.
Os ICE que percorrem as rotas internacionais Frankfurt-Paris, e Alemanha-Dinamarca (só entre 14 de Junho-31 de Agosto) e os trens ICE Sprinter (alguns trens específicos um pouco mais rápidos das rotas diretas entre Berlim, Frankfurt, Hamburgo, Colônia e Düsseldorf), precisam a reserva de um assento específico.
De todas as formas, viajando com uma passagem ponto a ponto (como se comercializam as passagens para o ICE), planeja-se fazer uma escala longa em alguma localidade, deverá comprar passagens separadas para cada trecho. Podem-se adquirir passagens para um ICE desde a página oficial (www.bahn.de) ou diretamente desde RailEurope.
RailEurope está perfeitamente sincronizada com a web da Deutsche Bahn, e permite-lhe conseguir as melhores ofertas, pagar com cartão desde a América, e planejar percursos incluindo outros trens, não só os do sistema ferroviário alemão.
Podem-se comprar passagens e fazer reservas com passe de trens ICE com até 120 dias prévios à data de partida. Igual que com a maioria dos trens de alta velocidade, os preços de passagens de ICE funcionam como os preços de passagens aéreas, as tarifas vão aumentando quando se esgotam as passagens mais económicas. Aconselhamos comprar as passagens com a maior antecipação possível.
Exemplo de preços de ICE, trem Munique – Frankfurt
Como viajar no ICE com passe
Se viaja com um passe Eurail ou InterRail (só cidadãos europeus), é importante lembrar que na maioria das rotas percorridas por trens ICE a reserva de assento específico é opcional. Se viajar com passe, pode escolher não fazer reserva de assento específico e viajar diretamente.
Os ICE que percorrem as rotas internacionais Frankfurt-Paris, e Alemanha-Dinamarca (só entre 14 de Junho-31 de Agosto) e os trens ICE Sprinter (alguns trens específicos um pouco mais rápidos das rotas diretas entre Berlim, Frankfurt, Hamburgo, Colônia e Düsseldorf), precisam reserva de assento específico, e pagar uma tarifa adicional para possuidores de passe. As reservas de assento e pagamento de suplemento podem-se fazer desde o momento de adquirir o passe.
—Adquira o suplemento para viajar com seu Eurail Passe AQUÍ—
(Em “Reserve um Assento” complete saída, destino, data de viagem, passe e passageiros)
É importante esclarecer que a tarifa para possuidores de passe começa em uns 7€ (trens locais). Consulte os preços das passagens com antecipação para encontrar as ofertas por compra antecipada, para decidir si é conveniente mais comprar a passagem separada ou usar um passe.
Importante! Lembre que para usar um passe, este tem que cobrir todos os países que o trem atravesse.
Classes no ICE
2da Classe
Todos os vagões têm ar condicionado, assentos reclináveis confortáveis e espaçosos, com mesas fixas ou dobráveis. Além disso, todos os passageiros têm acesso ao vagão restaurante e bar bistrô.
Os passageiros de 2da classe Standard podem utilizar os armários de equipagem a bordo (com custo, ler mais abaixo), a zona de jogos infantis, e o serviço de pedidos de taxis para a chegada à estação.
Há Internet (WIFI) disponível em muitas rotas domésticas alemãs, por um custo extra.
1ra Classe
Os assentos em 1ra classe oferecem os mesmos confortos que em 2da classe Standard, com alguns serviços adicionais, como tomadas elétricas no assento, telas de vídeo individuais (em alguns assentos), e assentos totalmente reclináveis.
O serviço de esta classe abrange uma seleção de comidas e bebidas frias e quentes que são servidas no assento. E, do mesmo jeito que em classe Standard, todos os passageiros têm acesso ao carro restaurante e bar bistrô.
Além disso, uma passagem de 1ra classe permite a entrada aos salões VIP DB Lounge nas estações (mais informação mais abaixo).
Serviços no ICE
A maioria dos vagões são salões abertos com assentos, alguns enfrentados com mesas dobráveis para 4 ou 2 pessoas (dependendo da classe), mas há alguns vagões que além disso têm compartimentos de 6 assentos disponíveis para as duas classes (1ra e 2da). Todos os trens contam com ar condicionado.
Comida e bebida no ICE
Os trens ICE1 e ICE2 têm um vagão restaurante em um extremo e uma zona de bar-cafeteria no outro. Os ICE 3 têm um vagão restaurante com uma zona de cafeteria-bar e uma pequena zona de restaurante de 12 lugares. Os ICE-T têm um vagão restaurante um pouco maior que o ICE 3, e os ICE-TD não têm setor de assentos em seu vagão bistrô.
Tomar o café da manhã no restaurante custa em torno de 8€, 10€ ou 15€, dependendo do cardápio que deseje, em média, uma comida de 3 pratos com cerveja custa uns 30€. Em 1ra classe de ICE, deve pedir o que deseje ao auxiliar a cargo de seu vagão, e as bebidas e alimentos são servidos em seu assento, todo com louça e talheres verdadeiros e de boa qualidade.
Conexão a internet e tomadas elétricas
A maioria dos trens ICE têm conexão a internet por WIFI a bordo, mas não todos, e com um custo. Com um projeto da Ferrovia Alemã (Deutsche Bahn) esperava-se colocar conexão WIFI em todas suas unidades ICE para finais dos 2014, por tanto já deveria estar aplicado (pelo menos em quase a totalidade das unidades).
Nos trens ICE 1 e ICE 2, só os assentos em torno das mesas têm tomadas elétricas em duas classes (1ra e 2da). No ICE 3, há tomadas elétricas entre cada par de assentos, também em duas classes.
Mapa de assentos
Encontre os planos com a disposição de assentos e outros serviços a bordo dos trens AVE, de acordo ao modelo de trem a continuação:
- ICE_1: Viagens dentro do território alemão, até a Áustria, e a Suíça
- ICE_2: Viagens dentro do território alemão, até a Áustria, e a Suíça
- ICE_3: Viagens dentro do território alemão, além de até Paris, Bruxelas, Amsterdam, Viena, e Suíça. O ICE-TD é muito similar (com motor diesel, e um vagão bistrô diferente) percorre as rotas de Hamburgo até Copenhague (Dinamarca)
- ICE_T: Viagens entre Frankfurt e Viena (Áustria) (mapa em alemão)
Check-in e Equipagem
Os trens ICE não precisam de nenhuma formalidade de check-in. Somente suba ao trem quando chegue à estação e localize-se em seu assento.
Não há limite de peso para a equipagem na pratica (dentro do razoável), se bem existe um limite oficial de 2 malas e 1 equipagem de mão por passageiro. A equipagem pode localizar-se nos estantes próximos ao seu assento, ou nos estantes maiores ao final dos vagões.
Precisa-se uma reserva para transportar bicicletas, e só podem viajar desmontadas. As bicicletas montadas só podem ser transportadas através do serviço de transportadora de equipagem do ICE (por um extra de €25.80).
Viajando com crianças
Os trens ICE 1 e ICE 2 têm trocadores de bebês próximos ao toalete de alguns vagões, e uma pequena zona de jogos em um compartimento especial chamado “Parent and child” (Pai e filho). No ICE 3 também tem trocadores de bebês (fraldários).
Passageiros com mobilidade reduzida
Nos trens ICE há espaços para passageiros em cadeira de rodas e um acompanhante, em 2da classe. Além disso, encontrará perto dai toaletes especialmente adaptados. Há elevadores para cadeiras de rodas em todos os trens e portas mais largas para facilitar o acesso a bordo.
Os passageiros que viajarão em cadeira de rodas podem comprar suas passagens ou fazer a reserva de assento específico (viajantes com passe), desde AQUI. Coloque lugar de saída e chegada, a data de viagem, horário tentativo, passageiros, e idade. O resultado mostra os trens disponíveis, escolhe-se trem e classe que deseje, e poderá escolher se quer um assento especial para cadeira de rodas.
Viajando com animais de estimação
Os cães estão permitidos nos trens ICE. Os animais de estimação pequenos viajam grátis, em jaulinha transportadora (tamanho máximo 45x30x25cm, e 6 kg de peso).
Os cães grandes podem viajar com uma passagem especial do valor de uma passagem de criança (pode adquirir-se na mesma estação ou por telefone), devem levar focinheira e correia, e não ocupar assentos. Podem viajar um máximo de 2 cães, ou 2 transportadoras de animais, por pessoa.
Os cães-guias para cegos viajam grátis e não precisam nem passagem nem focinheira.
Salões para 1ra classe nas estações
Como na maioria dos países, as principais estações de trem alemãs contam com salões VIP disponíveis para passageiros de 1ra classe chamados DB Lounges.
As passagens de 1ra classe permitem o acesso ao DB Lounge nas estações de Berlim, Bremen, Dresden, Düsseldorf, Frankfurt am Main, Frankfurt Main Airport (Aeroporto de Frankfurt), Hamburg, Hanover, Cologne, Leipzig, Mannheim, Munique, Nuremberg, e Stuttgart.
Estes salões estão abertos usualmente entre as 07 e as 21h, todos os dias.
Leave a Reply