Sendo Bruxelas e sua estação principal um dos pontos neurológicos na Europa para chegar de trem desde várias das capitais mais importantes, assim como desde o resto da Bélgica; viajar por este médio é muito simples e conveniente. Destinos como Londres, Amsterdam, Paris, Berlim, Praga, Barcelona, Moscou e muitos mais, todos têm rotas muito fáceis (muitas diretas!) e é mais confortável (as estações de trem estão localizadas no centro das cidades), mais confiável (os trens raramente se atrasam ou pospõem) e muitas vezes mais rápido que viajar de avião.
Em esta guia encontrará as melhores rotas, dicas e indicações para viajar de trem desde e até Bruxelas.
Como comprar passagens desde ou até Bruxelas
Há duas formas principais de conseguir passagens para trens na Bélgica de forma simples e desde casa:
-
A página web de RailEurope, com a vantagem de poder comprar todas as passagens de um percurso composto em um só lugar (com escalas ou por trechos), com a reserva de assento requerida incluída na compra, atravessando fronteiras de mais de um país e por todo o território belga. Na verdade, se está nervoso pela coordenação de uma reserva de (digamos) um Eurostar que liga com um City Night Line, a partir deste site você pode comprar o percurso completo, sem necessidade de separar os trechos. SNo entanto, não se pode trocar a classe do assento entre um trecho e o outro, exemplo: 2da em Eurostar com 1ra em CNL. Se desejar trocar de classe de assento quando muda de trem, convêm comprar as duas passagens separadamente. Esta página tem a vantagem de que permite pagar todo como uma mesma transação, o que beneficia ao viajante ante qualquer eventualidade, como perder a conexão com o seguinte trem (ler mais em Quando as coisas saem mal). Qualquer pessoa de qualquer país do mundo pode comprar desde esta página web, com cartão de crédito, e as passagens podem imprimir-se diretamente em casa.
-
El sitio de Ferrocarriles Belgas. Se preferir adquirir suas passagens de trens domésticos belgas desde uma página local, pode comprá-las na página web de Ferrovias Belgas www.b-europe.com. Aceita cartões Visa ou MasterCard, e pode imprimir a passagem em formato PDF. Lembre que não pode tirar percursos completos com trens internacionais nem trens de outros países.
Importante! Aconselhamos visitar nosso artigo sobre Como comprar tickets baratos conjuntamente com estas dicas.
Viajando com um Passe
Bélgica funciona como parte de um trio de países que operam juntos com o nome de Benelux, estes são Bélgica, Holanda e Luxemburgo. Se viajara por vários países vizinhos (Alemanha, França, etc.), ou inclusive visitara várias localidades de Benelux, um passe pode ser a melhor ideia, mais considerando que no caso de Benelux os benefícios se estendem entre 3 países, não só um. Benelux funciona como um só país nos passes Global, Select (4 países), todos os Regionais (2 ou 3 países), e até em Benelux Passe, sempre conta como UM SÓ PAÍS. Consultar pelo Benelux Passe AQUI.
Para mais informação acerca de todos os passes Eurail, leia nossos artigos de Eurail Pass (para residentes na Europa utiliza-se o InterRail Passe), especialmente se é menor de 26 anos, porque qualifica para as versões mais baratas para jovens e incrementa o beneficio de comprar um passe.
–Adquira seu Eurail Passe (Global, Select, Benelux, e mais) AQUI–
Como fazer reservas online com passe
Para viajar na maioria dos trens de longa distância e alta velocidade em Benelux, trens internacionais, e noturnos, a reserva prévia do assento é requerida. Os proprietários de passe devem pagar um suplemento para possuidores de passe ao fazer a reserva. As reservas e o pagamento de suplementos podem fazer-se online desde o momento de adquirir o passe. Aconselhamos fazê-las por adiantado pela Internet para evitar inconveniente e obter as passagens para o trem desejado.
—Adquira o suplemento para viajar de trem com seu passe AQUÍ—
Para fazer reservas para viajar com um passe só selecione a opção “Reserve um Assento”, e complete as opções: lugar de saída e destino, a data de viagem, tipo de passe (Global, Flexi, Benelux, etc.) e quantidade de passageiros.
Estações de trem principais em Bruxelas
As estações do trem levam um mesmo nome expressado em dois idiomas, francês e holandês, os dois oficiais na Bélgica. Pode encontrar-se com qualquer das duas versões:
-
Bruxelles Midi (também Brussel Zuid): Localizada sobre a Avenida Clemenceau, ao sul da cidade, com várias entradas desde as ruas que a rodeiam, é a estação mais importante da Bélgica e uma das maiores da Europa. Recebe trens Thalys, TGV e ICE de Paris, Amsterdam e Frankfurt, e o Eurostar desde Londres. Também muitos trens locais até outras cidades na Bélgica como Bruges, Ámberes, Gante e Lieja, entre outras. Além disso, contém à estação do metrô chamada Gare du Midi/Zuidstation, e por ela passam as linhas de metrô 2 e 6, e as de pré-metrô/tranvia 3 e 4. Também há vários pontos de ônibus e tranvia no exterior sobre a Avenida Fonsnylaan. Mais embaixo oferecemos uma descrição detalhada das instalações, como fazer conexões, e uma seção especialmente dedicada à estação Bruxelle Midi.
-
Bruxells Central (também Brussel Centraal): Localizada sobre o Bulevar de l’Impératrice no centro da cidade, com várias entradas desde as ruas que circundam, é a segunda estação mais importante da Bélgica. Recebe trens EuroCity até Suíça, assim como trens locais até muitas localidades como Ámberes ou Lieja (Liege). Além disso, contém à estação do metrô chamada Gare Centrale/Central Station e por ali passam as linhas 1 e 5 do metrô, que permitem ligar com outras partes da cidade, assim como várias linhas de ônibus que passam pelos pontos fora da entrada principal da estação.
-
Brussels Nord (também Brussel Noord): Localizada sobre Rue du Progrès, ao norte da cidade, no meio da city comercial Quartier Nord. Recebe trens ICE até Alemanha, assim como trens locais de várias localidades de todo o país, como Lovaina (Leuve) ou Lieja (Liege). Além disso, contém à estação do metrô chamada Gare du Nord/Noordstation. Não tem conexão de metrô com outras partes da cidade, mas por ela passam as linhas de pré-metrô/tranvia 3 e 4 e outras várias linhas de tranvia, assim como umas 30 linhas de ônibus que partem desde ali.
Dados ao viajante! As estações mencionadas ligam entre si através de metrô, tranvia ou duas, por exemplo: Há só uma estação entre Bruxelles Midi e Central. Além disso, o trem de proximidades IRj vai para o Aeroporto Nacional desde estas mesmas estações, e um serviço de ônibus shuttle desde Bruxelles Midi vai para o Aeroporto de Charleroi (mais informação em www.brussels-city-shuttle.com).
Estação Bruxelles Midi
Como é a estação
-
Plataformas: As plataformas Eurostar são a 1 e 2 no lado noroeste da estação, que funciona como terminal exclusiva. Depois de consultar os quadros indicadores, pegue a escada rolante à plataforma que corresponde para sua viagem. Thalys e o trens ICE até Cologne e Amsterdam saem das plataformas 3, 4, 5 ou 6 e os trens InterCity até Amsterdam, Amberes e Rotterdam normalmente saem das plataformas 17, 18 ou 19.
-
Instalações da estação: A estação Midi de Bruxelas tem uma crescente variedade de cafés e lojas, incluindo um pequeno supermercado frente à saída da estação de Eurostar para comprar comida e/ou bebida para sua viagem, se deseja.
-
Armários para equipagem: Há armários e um depósito disponível na estação para guardar sua equipagem enquanto explora Bruxelas. Está aberto as 24 horas, junto à esplanada principal, perto da estação de Eurostar. Para mais informação, consulte nossa seção de Dicas para levar equipagem de trem, de nosso artigo com dicas para viajar de trem pela Europa.
- Mapa: Consulte um mapa completo da estação Midi AQUI. Nota: “Perron” significa “Plataforma” em holandês.
Como fazer conexões com Eurostar
-
Saída rápida para conexões: Ao mudar de trem até Cologne ou Amsterdam, no lugar de seguir à multidão no divagar percurso até a saída passando o final da plataforma, procure as escadas rolantes para baixo com o cartaz “Correspondances” (“Conexões”) no meio do caminho sobre a plataforma de Eurostar, desça ao Corredor Sul (Couloir Sud), que corre por debaixo das vias que ligam todas as plataformas, consulte os quadros indicadores e pegue outra escada rolante até a plataforma correspondente para o trem até Cologne ou Amsterdam. Usando o Corredor Sul evita as multidões e poupa tempo valioso em comparação com caminhar o percurso da esplanada principal, especialmente se deve fazer uma conexão em pouco tempo. Tenha em conta que este truque não funciona no caso inverso (até Londres), já que, como já temos dito, é preciso fazer o check-in na estação do Eurostar da esplanada principal, de modo que não pode utilizar o Corredor Sul.
-
Fazendo conexões: Disponha pelo menos 20 minutos para trocar de trem em Bruxelas na viagem de ida. Na viagem de volta, disponha pelo menos 40 minutos, o que deixa tempo suficiente para o check-in de 30 minutos por adiantado requerido para viajar em Eurostar, assim como tempo para fazer a mudança de trem. De acordo com as condições internacionais de transporte CIV e a Promessa Railteam, se não consegue fazer uma conexão por causa do atraso de um trem, o pessoal deve selar sua passagem e permitir-lhe partir no seguinte trem, inclusive em caso de que a passagem seja das que não tem troca. Para mais informação, veja a seção mais embaixo em este artigo titulado Que faço se perdi minha conexão em Bruxelas, e leia nosso artigo Quando as coisas saem mal.
Que faço se perdi minha conexão em Bruxelas
Não é para nada frequente. Eurostar e outros trens de alta velocidade costumam superar o 90% de efetividade horária, e mudar de trem em Bruxelas a um Thalys ou ICE demora um par de minutos se utilizando a escada rolante para a conexão como se explica acima, mas ante a eventualidade, aconselhamos proceder da seguinte forma:
-
Se perde a conexão entre Eurostar e um Thalys ou ICE até Amsterdam ou Cologne, dirija-se à central de reservas internacionais da ferrovia belga (SNCB), ao lado da entrada da estação de Eurostar, entre as plataformas 3 e 2. Ali, pulse o botão Railteam que lhe da prioridade na fila, explique a situação e solicite o visado Railteam em sua passagem, o que lhe permite simplesmente pegar o seguinte trem, sem ter que trocar sua passagem. Não deveria importar se o próximo trem é um ICE ou Thalys, os dois são membros de Railteam. Ver nosso artigo Quando as coisas saem mal (em breve).
-
Se perder a conexão com o Intercity até destinos internos belgas, até Luxemburgo ou até os Países Baixos via Roosendaal, só aborde o próximo trem disponível, sem preâmbulos, já que sua passagem será válida em qualquer trem.
-
Se perder uma conexão em Bruxelas com um Eurostar até Londres, peça assistência ao pessoal na terminal de Eurostar (plataforma 1).
Escala em Bruxelas
Se desejar passar um momento em Bruxelas, há alguns dados importantes para lembrar:
-
Traslado gratuito até Brussels Centrale: Todas as passagens de Eurostar até Bruxelas permitem viajar grátis de trem local que liga Brussels Midi até Brussels Centrale, onde está localizado o Grote Markt no centro da cidade. É suficiente com pegar qualquer trem identificado como traslado até Brussels Centrale e mostrar a passagem, se for pedida. Para planejar rápida e efetivamente alguma atividade, aconselhamos conseguir um dos mapas turísticos gratuitos no posto de informação na plataforma 1 (terminal exclusiva) ao final do corredor da estação, próximo da saída à rua.
-
Caminhar ao centro da cidade: Se preferir caminhar é um percurso de 20-25 minutos desde Brussels Midi até Grote Markt, no centro da cidade. Saia da estação pela porta principal da terminal de Eurostar (plataforma 1), vire à direita, caminhe junto à estação, e vire à esquerda quando chegue até Rue Stalingrad, e continue por ali até o centro de Bruxelas. Veja este mapa de Bruxelas.
-
Restaurantes e bares: Há muitos cafés e bares próximos ou dentro de Brussels Midi, dos que se destaca o moderno Midi Station. Também, justo ao lado do Grote Markt, no centro de Bruxelas, podem encontrar-se muitos dos restaurantes denominados “armadilha para turistas” que aconselhamos evitar com cautela.
Como chegar desde diferentes cidades da Europa
Chegar desde Londres, Glasgow e o resto do Reino Unido em Eurostar
É muito simples chegar até Bruxelas desde os principais destinos no Reino Unido, através de Londres, em dois simples passos:
-
Reino Unido-Londres: Viaje desde qualquer lugar do Reino Unido até Londres, há vários trens diários desde Glasgow, Edimburgo e outras cidades chaves. Importante! Para informação detalhada acerca de rotas, horários e preços entre os lugares mais importantes do Reino Unido e Londres, consulte nossa guia de Trens Em Londres.
-
Londres-Bruxelas: Depois, desde Londres, pode continuar até Bruxelas em um Eurostar direto, como está explicado mais acima. A estação exclusiva aonde chegam os trens Eurostar está localizada justo ao lado do corredor principal em Bruxelles Midi, debaixo das plataformas 1 e 2. Há vários Eurostar Londres-Bruselas no dia, pelo qual não há problemas de quantidade. Só tenha em conta que (igual que com as passagens de avião) os preços vão subindo quando baixa a disponibilidade, pelo qual é conveniente comprar o antes possível. A vantagem de passagens começa 120 dias prévios à data de viagem. A duração total da viagem é menor às 2h, pelo qual, literalmente, demora menos que viajar de avião. Importante! Se desejar saber mais sobre os trens Eurostar, consulte nossa guia especialmente dedicada.
Nota ao viajante! Ao pegar um Eurostar, se deve chegar à estação com pelo menos 30 minutos de antecipação (10 minutos se viaja com passagem de 1ra Business Premier) para fazer o check-in. Passando as portas da terminal exclusiva, depois do check-in, continue o controle de segurança de raios X e depois os controles de passaporte (primeiro inglês, depois belga). Concluídas as revisões de segurança, fique à espera na sala de embarque, também exclusiva (com lanchonete e bar) até o momento do embarque. Consulte aqui para comprar toda a viagem completa (trechos incluídos).
Trem Londres-Bruxelas
Chegar desde Paris e o resto da França
-
Desde Paris: Há trens de alta velocidade Thalys que viajam direto entre Paris e Bruxelas. Partem vários por dia, pelo menos um por hora desde muito cedo e até quase as 10 da noite (22h), e geralmente chegam às plataformas 3 até 6. A viagem é de 1h25m e não tem escalas. Para continuar desde Paris até outras localidades francesas, visite nossa guia de Trens em Paris. Para a maioria dos casos em que se faça este tipo de conexões, será preciso mudar de estação em Paris para pegar o seguinte trem.
-
Desde Lille e o oeste: Se preferir não passar por Paris ou viajar desde alguma das localidades localizadas ao oeste da França, há trens diretos entre Bruxelas e Lille. Há vários trens no dia, desde as 7 da manhã e até passadas as 9 da noite (21h), que chegam ao destino em só 35 minutos. Consultar por passagens aqui. Esta opção é ideal para fazer conexões.
-
Desde o sul e a rivera: Há trens TGV também diretos desde muitas cidades francesas, algumas quase do outro lado do país, como Marselha (Marseille), Avignon, Lyon, Cannes, Niza, Perpignan, Montpelier e Nimes. Por exemplo: Há pelo menos dois trens diários (09h12min da manhã e 12h14min da tarde) que viajam desde Marselha (Marseille) até Bruxelas em um pouco mais de 5h, um trem às 03h02min da tarde (15h02min) que viaja desde Montpellier até Bruxelas em 5h40m, e um trem às 09h27min da manhã que viaja desde Niza até Bruxelas em pouco mais de 8h de viagem. Consultar por passagens aqui.
Trem Paris-Bruxelas
Viajar desde Genebra por Paris e Lille
Além de atravessar Alemanha por Colônia (como está explicado embaixo em Viajar de Praga, Viena, Zurique e Varsóvia por Colônia) há algumas rotas mais diretas entre Genebra e Bruxelas pela França.
Tem pelo menos um TGV Lyria diário desde Genebra por Lille até Bruxelas, e outro Genebra-Paris-Bruxelas (são 1h20min até Paris e depois um pouco mais de 3h até Bruxelas). Estas rotas são ideais para passar pela França durante a viagem e são bastante mais curtas.
Trem Genebra-París
Viajar desde Barcelona, Madrid e Lisboa por Paris
É muito simples chegar desde Barcelona e Lisboa até Bruxelas, através de Paris. A continuação nós explicamos a rota Barcelona-Bruxelas em detalhe como exemplo:
-
1. Barcelona-Paris: Aborde um dos TGVs diretos Barcelona-Paris. Há três trens no dia, às 09h20min da manhã, 01h20min da tarde (13h20min) e 04h20min da tarde (16h20min), e chegam ao destino em 6h30min aprox. Para chegar desde Madrid ou outras cidades da Espanha ou desde Lisboa e o resto de Portugal, convêm viajar até Barcelona, e desde ali fazer o percurso explicado. Importante! Para mais detalhes sobre como chegar até Barcelona desde Madrid (e outras cidades chaves da Espanha) e Lisboa, visite nossas guias de Trens em Barcelona e Trens na Espanha.
-
Paris-Bruxelas: Depois, desde Paris, continuar até Bruxelas como está explicado mais acima.
Dado ao viajante! Lembre deixar pelo menos 1h30m entre trens para fazer a conexão em Paris, porque tem que mudar de estação e tem que pegar um metrô à estação desde onde sai o trem até Bruxelas. Para mais informação sobre esta mudança de trens consulte nossa guia de Trens em Paris e nosso artigo especialmente dedicado em como fazer conexões Tempo entre conexões, como evitar perder um trem. E consulte aqui para comprar toda a viagem completa (trechos incluídos).
Trem Barcelona-Paris
Chegar desde Amsterdam e Luxemburgo
Há trens Thalys diretos que partem às X;18 de cada hora (exceto algumas exceções) desde Amsterdam rumo até Bruxelas. A viagem é de 1h50m, e pode chegar até Amsterdam desde outras cidades da Holanda. Visite nossa guia de Trens em Amsterdam para mais detalhe de rotas, horários, e preços entre Amsterdam e o resto da Holanda.
Tem pelo menos um trem Eurocités por hora (todos os dias) que viaja entre Luxemburgo e as estações Bruxelles Nord e Bruxelles Midi em Bruxelas. A viagem tem uma duração de umas 3h aprox.
Trem Amsterdam-Bruxelas
Chegar desde Colônia, Frankfurt, e o resto da Alemanha
É muito simples viajar desde outros destinos populares na Alemanha até Bruxelas passando por Colônia, ou inclusive passando por alguma das outras cidades que ligam diretamente (como as mencionadas Frankfurt ou Dusseldorf).
A continuação o detalhe:
-
Alemanha-Colônia: Há vários trens ICE diários, pelo menos um por hora, que viajam direto desde várias das cidades mais importante da Alemanha, como Hamburgo, Berlim e Munique, até Colônia. Importante! Para mais informação sobre como ligar as cidades mais importantes da Alemanha com Colônia, visite nossa guia de Trens em Berlim.
-
Colônia-Bruxelas: Há vários trens Thalys e ICE diretos entres Bruxelas e algumas cidades de Alemanha (as mais próximas à fronteira com Bélgica), como Colônia, Frankfurt ou Dusseldorf. Por exemplo: uns quatro trens ao dia viajam 1h50m de Colônia até Bruxelas às 08h44min da manhã, 11h44min da manhã, 12h44min da tarde, e 03h44min da tarde (15h44min), e pelo menos um ao dia desde Frankfurt que chega ao destino em 3h20m.
Viajar desde Praga, Viena, Zurique e Varsóvia por Colônia
Entre os países que limitam com Alemanha (República Checa, Áustria, Suíça, e Polônia) e Bruxelas há duas formas de viajar, durante o dia de trens em trens ICE ou durante a noite de trens noturnos. Em quase todos os casos a melhor opção é fazer escala em Colônia. Aqui o revisamos em detalhe:
-
Desde a Áustria: Há trens ICE diários desde Viena, Insbruck e outras cidades da Áustria até Colônia, exemplo: ICE Viena-Colônia todos os dias 10h52min da manhã. Depois viagem Colônia-Bruxelas em ICE, como está explicado acima. Se preferir viajar pela noite, também há trem Euronight direto, exemplo: Viena-Colônia todos os dias às 8h da tarde (20h). Outra opção é passar por Frankfurt ou Dusseldorf, exemplo: Salzburgo-Frankfurt-Bruxelas.
-
Desde a Suíça: Há trens ICE diários desde Basileia, Zurique, Genebra e outras cidades da Suíça até Colônia, exemplo: ICE Basileia-Colônia todos os dias às 09h13min da manhã. Depois Colônia-Bruxelas em outro ICE, como está explicado acima. Se preferir viajar durante a noite, também há trem City Night Line direto, exemplo: CNL Zurique-Colônia todos os dias às 08h42min da tarde (20h42min).
-
Desde a Polônia: A rota mais direta é de noite no trem polaco Jan Kiepura Varsóvia-Colônia que viaja todos os dias às 05h55min da tarde (17h55min) e chega às 06h15min da manhã seguinte. Depois Colônia-Bruxelas em Thalys ou ICE, como está explicado acima. Também há uma rota diurna que passa por Berlim, resumido é Varsóvia-Berlim de trem Express local, Berlim-Colônia em ICE e depois Colônia-Bruxelas como está explicado acima. Dado ao viajante! A rota diurna é mais longa, e com mais mudanças, mas tem a vantagem de que se pode passar o dia ou a noite em Berlim.
-
Desde a República Checa: A rota mais direta é de noite em um City Night Line Praga-Colônia que viaja todos os dias às 06h30min da tarde (18h30min) e chega às 6:15h da manhã seguinte. Depois Colônia-Bruxelas em Thalys ou ICE, como está explicado acima. Também há uma rota diurna que passa por Berlim, resumido é Praga-Berlim em Eurocités, Berlim-Colônia em ICE e depois Colônia-Bruxelas como está explicado acima. Dado ao viajante! A rota diurna é mais longa, com mais mudanças, mas tem por vantagem que se pode passar o dia ou a noite em Berlim, além da vista ao passar as margens do rio Elbe caminho até Berlim desde Praga.
Importante! Para mais informação sobre rotas com escala em Colônia ou em outras cidades de Alemanha, visite nossa guia de Trens na Alemanha e Trens em Berlim.
Trem Colónia-Bruxelas
Chegar desde Milão, Turim e o resto da Itália por Paris ou Colônia
Para viajar entre a Itália e Bruxelas, há duas rotas possíveis: de dia de trens TGV através de Paris ou durante a noite em City Night Line por Colônia. Aqui as comprovamos com detalhe:
-
De dia: Esta é a rota mais direta, mas utiliza a maior parte do dia, umas 9h contando o tempo de conexão em Paris. Em resumo: Pegar um TGV França-Itália desde Turim (Torino) e Milão (Milano) até Paris (há vários no dia), depois pegue um Thalys Paris-Bruxelas como está explicado mais acima. Dado ao viajante! Lembre deixar pelo menos 1h30m entre trens para fazer a conexão em Paris, porque tem que mudar de estação e tem que pegar um metrô à estação desde onde sai o trem até Bruxelas. Para mais informação sobre esta mudança de trens consulte nossa guia de Trens em Paris e nosso artigo especialmente dedicado em como fazer conexões Tempo entre conexões, como evitar perder um trem.
-
De noite: Esta rota precisa uma mudança mais, mas permite percorrer grande parte do percurso de noite, e poupar a estadia em um hotel, além de desfrutar de uma vista privilegiada ao passar pelos Alpes. Em resumo: Pegar um Cisalpino Milão-Zurique, que faz uma rota com uma vista linda ao passar pelo Passo de São Gotardo nos Alpes Suíços. Depois pegar um City Night Line Zurique-Colônia às 08h42min da tarde (20h44min), chegando um pouco antes das 6h da manhã seguinte. E ali abordar um Thalys até Bruxelas, como está explicado acima. Consulte passagens para a rota completa em trechos aqui.
Importante! Para informação detalhada de como chegar desde outras localidades da Itália (Roma, Florência, Venécia, Verona, Nápoles e mais) até Milão e Turim, visite nossa guia de Trens na Itália.
Exemplo: Trem Veneza-Milan
Como viajar desde Bruxelas ao resto da Bélgica
Bruxelas até Waterloo para ver os campos de batalha
Para visitar o lugar histórico onde se lutou a legendaria batalha que terminara com o império de Napoleão Bonaparte em 1815 só precisa subir a um trem local Eurocités e viajar menos de 20 minutos desde Bruxelas. Partem trens desde Bruxelles Midi cada 15/20 minutos aprox. durante todo o dia.
Dado ao viajante! A opção mais aconselhável é continuar na estação Waterloo e descer em Braine-l’Alleud, que está realmente mais próximo do campo de batalha, a Colina do Leão e os museus, uns 3 km.
Bruxelas até Bruges
Há trens locais Eurocités diretos entre Bruges (Brugge) e Bruxelas cada 1/2 hora. Chegam ao destino em menos de 1 hora. A viagem é realmente muito simples e muito rápida como para perder de visitar esta cidade bela com uma das zonas históricas melhor conservadas do continente.
Trem Bruxelas-Bruges
Bruxelas até Ghent, Antuérpia e Liège
Viajar entre Bruxelas e as outras cidades principais da Bélgica, é muito rápido e direto a bordo de trens locais Eurocités ou Thalys. Aqui o detalhe:
-
Até Ghent (Gent): Há uns quatro trens por hora durante todo o dia, e a viagem demora entre 1/2 e 1 hora, dependendo do trem que compremos.
-
Até Antuérpia (Antwerp): Há trens Thalys cada hora às x:52 que são um pouco mais rápidos (1/2 hora) que os outros quatro Eurocités por hora que chegam ao destino em torno de 50 minutos.
-
Até Liège (Liege): Há vários trens de diferentes empresas para esta rota. Há um ou dois Eurocités por hora que chegam ao destino em uns 50 minutos, e pelo menos têm três Thalys durante o dia que fazem este percurso em pouco mais de 40 minutos, e inclusive viajam três ICE alemães cada 4h desde as 10h25min da manhã. Escolha o que melhor lhe convenha em horário e tempo de viagem.
Dado ao viajante! Se tivermos flexibilidade na hora de saída (não precisamos muita, há vários trens saindo para todas as rotas na mesma hora), conferir antes de comprar que o trem seja dos que apresentam o menor tempo estimado. Alguns trens fazem um percurso mais longo e tardam mais, por exemplo: os Eurocités das X:32 e X:55 até Gante tardam quase o duplo em chegar ao destino (1 hora) que os das X:05 ou X:26. Consultar as passagens aqui.
Trem Bruxelas-Ghent
Bruxelas até outras cidades da Bélgica
Como temos descrito acima, é muito simples chegar desde Bruxelas ao resto das cidades da Bélgica em trens diretos que não demoram mais de uma hora em chegar ao destino, para os percursos mais longos.
Para viajar entre Bruxelas e as outras cidades como Leuven, Hasselt, Namur, Charleroi, Mons, Tournai ou Kortrijk, há vários trens Eurocités e alguns trens locais durante todo o dia, dois ou três por hora, que chegam ao destino depois de entre 25 minutos (até Leuven) e 1h05m (até Kortrijk) de viagem direta.
Trem Bruxelas-Namur
Onde encontrar informação de hotéis em Bruxelas
No que diz respeito à comparação de lugares onde se hospedar com preços, fotos, comentários de usuários assim como disponibilidade, convém fazer uma boa investigação antes de contratar um lugar. Para isto, o nosso motor de busca permite que você veja todos os hotéis para Bruxelas em um só lugar. Compara as ofertas das grandes sites de reserva para encontrar as melhores opções. Consulte aqui mesmo!
Hostels baratos em Bruxelas
Para viagens em que o orçamento é limitado, permanece em albergues são uma boa idéia. HostelBookers.com oferece reservas online de habitações compartilhadas ou particulares, para todos os bolsos, em albergues em Bruxelas.
Lá você vai encontrar uma completa comparação de preços e amenidades para os hostels em Bruxelas.
–Localizar albergues mais baratos na Bruxelas AQUI–
Informação turística para conhecer Bruxelas
Por tudo isto, além de pelo seu nível de detalhes e dados interessantes e específicos, orientados à todo tipo de orçamento, os melhores e mais populares guias são os de Lonely Planet.
Lonely Planet edita várias coleções diferentes, das quais as mais vendidas do mercado são as de países, regiões ou cidades. Visite o seu site web oficial e consulte sobre as edições impressas, com envio para o mundo todo, ou as versões em e-book (completas ou por capítulos), para utilizar desde o seu tablete, laptop ou inclusive do seu celular!
Transporte público em Bruxelas
A Sociedade de Transportes Intermunicipais de Bruxelas, melhor conhecida como STIB (francês) ou MIVB (holandês), é a empresa pública encarregada de administrar o transporte público na cidade de Bruxelas e vários municípios da região circundante.
A rede está muito bem integrada entre os diferentes meios de transporte, razão pela qual se permitem ligar e combinar linhas com muita facilidade.
Não só se compartilham pontos, tranvias e ônibus, utilizam-se as mesmas estações, como também as passagens, uma passagem para andar de transporte local pode ser usada em qualquer dos três meios (metrô, tranvia ou ônibus). Por exemplo: Ao ativar uma passagem simples se pode usar durante uma hora, inclusive para fazer conexões em diferentes meios de transporte, como metrô com tranvia ou ônibus com metrô.
Os meios de transporte que formam parte de esta rede são os seguintes:
-
Metrô: Há quatro líneas, 1, 2, 5, e 6. As linhas 1 e 5 fazem um percurso de leste a oeste passando pela estação Central e os parques de Bruxelas (Warandepark) e do Cinquentenário (Jubelpark), e as linhas 2 e 6 fazem um percurso circular pelo centro de Bruxelas e passam pela estação Midi.
-
Pré-metrô e Tranvia: Há três linhas de tranvia que também são conhecidas com o nome de pré-metrô porque parte de seu percurso é pela superfície e parte baixo terra como metrô, estas são as linhas 3, 4 (que atravessam o centro da cidade de norte a sul e passam pelas estações Nord e Midi, o Bulevar Anspach, a Grand Place e a bolsa de valores, entre outros pontos estratégicos) e 7 (que faz um percurso por quase toda a periferia). Além disso, há outras 16 linhas de tranvia, completando um total de 19 linhas.
-
Ônibus: Há 50 linhas de ônibus em Bruxelas, várias das quais percorrem o centro da cidade. As linhas 27, 49, 50 e 78 passam pela estação Midi, e as linhas 29, 38, 63, 65, 66 e 71 passam pela estação Central, e uns 30 ônibus partem desde a estação Nord. Os ônibus até o aeroporto são a linha 12 que viaja segundas até sextas-feiras até as 8 da tarde (20h), e a linha 21 os sábados, domingos, feriados, e segundas até sextas-feiras desde as 8 da tarde em diante. Além disso, existem 11 linhas de ônibus noturnos que funcionam sextas-feiras e sábados de 12h20min da manhã até 3 da madrugada, chamados Noctis, partindo desde Place da Bourse (ou Beursplein) cada 1/2 hora aprox.
Dados ao viajante! Os meios de transporte público funcionam desde as 6 da manhã até a meia-noite, dependendo da linha em particular. Nos cartazes das estações de metrô, tranvias e ônibus aparecem só os nomes das estações de partida e de destino. Não encontrará o detalhe dos pontos do percurso, pelo qual aconselhamos consultar nos mapas antes de abordar um transporte, e estar atentos ao momento de descer.
Outros meios de transporte
Trem de proximidades: Bruxelas conta com 8 linhas de trens de proximidades para um total de 29 estações, e todos seus percursos se correspondem com os percursos de algum dos outros meios de transporte público disponíveis, seja metrô, tranvia ou ônibus.
Taxi: No que respeita aos taxis, há atualmente mais de 1000 taxis circulando na área centro de Bruxelas, vários equipados para transportar passageiros com mobilidade reduzida. Para mais informação ao respeito, pode chamar de segundas até sextas-feiras, de 08h30min da manhã até 04h30min da tarde (16h30min), ao número 0800-14-795. O serviço conta com operadores de fala hispana.
Bicicletas ou carros públicos: Também Bruxelas conta com serviços públicos de aluguel de bicicletas e carros por tempo, similar aos existentes em Paris, Amsterdam, Londres e muitas outras cidades europeias. Basicamente, funciona como uma rede onde se compartilha o meio de transporte (seja bicicleta ou carro); retira-se desde uma estação da rede e devolve-se a outra estação localizada em outro ponto da cidade, depois de usá-la para trasladar-se. Há um limite permitido entre o retiro e a devolução, dependendo do meio de transporte. Para mais informação sobre as bicicletas Villo!, Consulte em www.villo.be.
Mapas e mais!
Encontre a aplicação para iPhone e Android gratuita e exclusiva do STIB, com horários em tempo real e planificador de viagens para o sistema de transporte público de Bruxelas AQUÍ.
Mapa completo do sistema de transporte público de Bruxelas, para consultar, descarregar e imprimir AQUÍ.
Mapa da rede de metrô e tranvia de Bruxelas, para consultar, descarregar e imprimir AQUÍ.
Cartões MOBIB
A STIB está paulatinamente substituindo o uso de passagens comuns de papel e outros passes por um cartão magnético chamado MOBIB. Diferente do cartão JUMP para locais, a MOBIB pode ser carregada com as mesmas tarifas que a JUMP e também com tarifas por tempo e tarifas para turistas. Este sistema é muito similar ao estabelecido em Londres com o cartão Oyster e sua contraparte Travelcard. Para tirar um cartão MOBIB deve apresentar uma foto atual e dar seu nome completo.
Além da MOBIB comum, existe uma versão anônima chamada MOBIB Basic, que não precisa de nenhum dado do usuário. A MOBIB Basic não pode carregar-se com passes por períodos longos, mas no uso para visitantes funciona exatamente igual que uma MOBIB comum, de fato é a opção que aconselhamos. Tem um custo de 5€ e pode adquirir-se nas lojas BOOTIK e KIOSK nas principais estações de trem e metrô, ou online AQUÍ.
Um cartão MOBIB ou MOBIB Basic pode carregar-se com diferentes tipos de passagens ao mesmo tempo, exemplo: 10 viagens e 1 viagem ao aeroporto. As cargas podem-se fazer nas lojas BOOTIK e KIOSK, máquinas GO e na maioria dos supermercados e banca de jornal.
A continuação, apresentamos os preços das passagens mais comuns:
PASSAGEM | PREÇO* |
---|---|
Ida | 2€ |
Ida e volta | 4€ |
5 viagens | 8€ |
10 viagens | 12.50€ |
1 viagem ao aeroporto (Linhas 12 ou 21) | 4€ |
Dado ao viajante! Para emergências, pode-se comprar uma passagem de 1 viagem abordo do veículo, mas a um custo maior de 2.50€. O mesmo acontece para as viagens até o aeroporto, abordo do veículo (ônibus linhas 12 ou 21) tem um custo maior de 6€.
Passagens para visitantes
Há uns passes para o transporte público de Bruxelas, especialmente criados para visitantes, chamam-se Discover Brussels. Permitem viagens ilimitadas por toda a rede de transporte STIB, incluindo as linhas 12 e 21 até o aeroporto, durante 24, 28 ou 72 horas. Conseguem-se em lojas BOOTIK e KIOSK ou as expedem nas máquinas GO (nas estações de metrô, tranvias e ônibus), e podem comprar-se como passagem magnética comum ou carga em um cartão MOBIB ou MOBIB Basic.
DURAÇAO | PREÇO |
---|---|
24hs | 7€ |
48hs | 13€ |
72hs | 17€ |
Passe turístico Brussels Card
Como em muitas das cidades mais importantes do continente, Bruxelas também tem seu passe turístico que inclui acesso gratuito a mais de 25 museus e monumentos, viagens ilimitadas no sistema de transporte público (exceto ônibus 12 e 21 até o aeroporto) e descontos em lojas, cafés e restaurantes. Para mais informação, consulte na página oficial AQUI. Preços da Brussels Card:
DURAÇAO | PREÇO |
---|---|
24hs | 24€ |
48hs | 36€ |
72hs | 43€ |
Leave a Reply