Com os novos percursos na rede de trens na Italia de alta velocidade que relacionam Nápoles, Roma, Florência, Milão, Turim e Veneza, com trens cada hora ou mais seguido, por exemplo, Roma-Florência em 1:35 hs, Roma-Milão em 2:59 hs, Roma-Veneza em 3:45 hs, Roma-Nápoles 1:10 hs ou Florência-Nápoles em 3 hs, hoje em dia na Itália se viaja mais rápido em trem do que voando.
A seguir, todos os conselhos e a informação que necessita para viajar em trem pela Itália da maneira mais confortável, segura e econômica possível.
Quando comprar bilhetes com antecipação
Não, para trens regionais.
Para dar alguns exemplos: Pisa-Florência, Milão-Como ou Tirano, Florência-Siena. Não há verdadeira necessidade de reservar com antecipação e nenhuma vantagem além de poupar tempo em ir à bilheteria, já que o preço das passagens é fixo, o que gera que não se esgotem as passagens. Compre só a passagem na estação ou nas máquinas de autosserviço quando chegar ali.
Importante! Lembrar validar a sua passagem antes de abordar! Utilize as máquinas pequenas de cor amarela (as mais antigas) ou verde colocadas na entrada de todas as plataformas, será aplicada uma multa se não for feito isto.
Sim, para trens de longa distância.
Para dar alguns exemplos: Roma-Florência, Milão-Veneza. Todos os assentos nos trens Frecciarossa, Frecciargento, Frecciabianca e InterCity devem reservar-se, por causa de que podem esgotar-se, embora na prática quase sempre há vagas disponíveis, inclusive antes da hora de saída, pelo que podem comprar-se na estação no dia da viagem se realmente se quer. O problema com esta solução é o preço, porque no dia da saída aplica a tarifa comum (mais cara), mas se for comprada com antecipação é possível conseguir tarifas muito mais econômicas de tão só 9€, 19€ o 29€!
Ademais, as passagens de longa distância não têm que ser validadas, já que são para uma data e trem específicos de qualquer forma. Leve tudo isto em conta quando lhe for dito que pode comprar as suas passagens na estação no mesmo dia, pois na realidade é que pode poupar não só tempo, senão uma quantidade considerável de dinheiro perante a compra antecipada.
Como comprar passagens on-line
Importante! Existem tarifas especiais para as passagens a destinos dentro do território italiano, chamadas Super Economy, que só estão disponíveis para alguns horários e trens específicos. Adquirindo o seu bilhete com antecipação, pode obter uma economia de até o 75% do valor do mesmo. Alguns exemplos: Roma-Florência ou Milão-Veneza só por 19€. Os preços començam em tão só 9€!
As passagens podem conseguir-se a partir dos 120 dias por adiantado para a maioria dos trens de alta velocidade e aos 90 dias para os outros trens. Só lembre que isto pode diminuir até num mínimo de 60 dias para as datas mais próximas logo das duas mudanças anuais no esquema horário de trens na Europa toda, o que acontece no segundo domingo de junho assim como em dezembro.
Pode consultar os horários e tarifas e comprar passagens de trens para qualquer viagem na Itália desde a página web da ferrovia italiana (Trenitalia), ou através de RailEurope.
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RailEurope é uma opção mais simples para obter passagens de trem, oferece os mesmos preços do que a Trenitalia, e é muito mais fácil de usar para reservar os trens internacionais e os trens noturnos italianos, já que a Trenitalia tem algumas peculiaridades confusas ao reservar estes, especialmente desde que foi mudado o seu sistema de reservas, sendo que agora muitas vezes não aparecem as opções mais econômicas e é impossível de traduzir ao português. Además, RailEurope sim inclui os trens da nova linha Ítalo, que compete com a Trenitalia em muitos dos trechos mais populares.
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Trenitalia (www.trenitalia.com) é o site web de trens italianos, onde se podem encontrar a maioria das rotas percorridas pelos trens noturnos, trens internacionais assim como pelos trens regionais a destinos menos urbanos. Não possui versão em português, como muitos dos sites locais dos quais foi falado nesta página, pelo que terá que utilizar os termos em italiano (por exemplo: Roma Termini, Venezia Santa Lucia, Firenze SM Novella ou Napoli). Selecione “Tutte Le Stazioni” se não souber qual é a estação que deve eleger.
Importante! Circumvesuviana de Pompéia e Sorrento: Lembre que Sorrento e Pompeia não estão na rede ferroviária da Trenitalia, pelo que deve comprar uma passagem para viajar a Napoli Centrale e logo mudar ao operador local Circumvesuviana (www.vesuviana.it). Em se tratar de uma rede local de viagens frequentes, só tem que comprar a passagem na estação e tomar o seguinte trem disponível. Além disso, para o trecho Milão-Tirano e alguns outros trens locais no norte da Itália pode consultar www.trenord.it, uma empresa conjunta entre a Trenitalia e a Lenord.
Como comprar passagens na estação de maneira fácil
Para as passagens que podem ser compradas diretamente na estação, torna-se fácil a sua aquisição no mesmo dia da viagem ou talvez no dia anterior, inclusive se não se fala italiano. Só basta dirigir-se a uma das máquinas expedidoras instaladas em todas as estações principais.
Estas máquinas vendem passagens regionais e de longa distância, e permitem a reserva necessária para os trens de longa distância, para qualquer data que desejar dentro dos próximos 90 dias. Aceitam cartões de crédito, Visa e MasterCard sem nenhum problema, inclusive se o seu cartão não tiver o chip nem o PIN.
Viajar pela Itália com um Eurail Pass
Muitas tarifas das passagens obtidas por compra antecipada superam amplamente o que oferece um passe quanto ao preço, se tiver a disposição de reservar com antecipação e para passagens sem reembolso nem troca. De forma que a grande vantagem de possuir um passe, no caso da Itália, realmente radica na flexibilidade para viajar quando quiser que esta oferece.
–Obtenha seu Eurail Pass (Global, Select, e muito mais) AQUI-–
Para maior informação, pode ler nossos artigos do Eurail Pass, especialmente se for menor de 26 anos, porque qualifica para as versões mais baratas para jovens e incrementa o benefício de comprar um passe. Para viajar a território italiano há Italy Pass, que oferece 3, 4, 5 ou 8 dias de viagens ilimitadas na rede de trens italianos por 1 mês. Obtenha seu Italy Pass AQUI.
Como proprietário de um passe na Itália deve fazer uma reserva prévia para viajar em trem, estas podem ser feitas online ou na mesma estação. Vale esclarecer que para os trens de alta velocidade Frecciarossa, Frecciargento e Frecciabianca, a reserva para titulares de passe custa é obrigatória, enquanto que para os trens InterCity agora é opcional, mas resulta muito recomendável e uma boa ideia.
Como fazer reservas online
Para fazer reservas para viajar com um passe Eurail só deve selecionar “Reserva de assento” e preencha as opções: cidade de partida e destino, data da viagem, tipo de passe (Global, Flexi, Italy, etc.) e o número de passageiros. Isto irá exibir a comissão por reserva de 10€ para os trens de alta velocidade Frecciarossa, Frecciargento e Frecciabianca, ou de 3€ para os InterCity e para reservas de beliches ou camas nos trens noturnos.
–Reservar bilhetes para viagens de trem com o seu passe AQUI–
Em alguns dos casos, não será necessário bilhete de reserva, basta com indicar o número do PNR ao abordar; em outros casos, tem que passar buscando o bilhete de reserva por uma das máquinas de autosserviço em qualquer estação de Trenitalia.
Como fazer reservas na estação
Se tiver um passe de trem, a forma mais fácil de fazer uma reserva de assento em qualquer estação principal é usando uma das máquinas expedidoras de autosserviço. Para os trens de alta velocidade Frecciarossa, Frecciargento e Frecciabianca, a reserva para titulares de passe custa 10€. Para os trens InterCity a reserva custa 3€, por assento.
As máquinas têm tela táctil. Para utilizá-las, selecione “comprar entradas” e logo “Global Pass” (ou o seu tipo de passe) quando se oferece a opção de tarifa. As máquinas vendem reservas para titulares de passes para qualquer um dos trens mencionados no território italiano, incluindo trens noturnos, sendo que para muitos trens internacionais diretos que partem da Itália. Pode pagar-se em efetivo (bilhetes ou moedas) ou com cartão de crédito, MasterCard ou Visa, e não influi o fato do seu cartão tiver ou não chip e PIN.
Dados importantes para viajar em trem pela Itália
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Checar se os trens circulam a tempo: As chegadas e as saídas podem ser comprovadas em tempo real em qualquer estação de Trenitalia ou desde www.viaggiatreno.it (com o número do trem). A maioria dos trens regionais sempre chegam mais ou menos em tempo, igual do que a maioria dos trens de longa distância e alta velocidade, com algum do que outro retraso ocasional de 10 ou 20 minutos. De todas as formas, para maior segurança, faça todos os seus planos pensando em um retraso de 30 a 60 minutos, especialmente com os trenes noturnos.
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Validação da passagem (só para passagens regionais): Todas as passagens italianas para trens regionais e locais devem ser validadas imediatamente antes de abordar o trem. Isto é feito nas pequenas máquinas verdes na entrada de cada plataforma. Há uma multa se não for feito! A intenção é evitar a utilização fraudulenta de passagens locais “abertas” (válidas durante 2 meses) para fazer mais de uma viagem. Não é necessário para validar passagens de Frecciarossa, Frecciargento, Frecciabianca ou InterCity, já que estas só são válidas para uma data e trem determinados.
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Comida e bebida: A maioria dos trens de longa distância têm um bar ou inclusive (nos trens Frecciarossa) um vagão restaurante. Comer em um restaurante, com serviço na mesa, em movimento, é uma experiência interessante, e não é terrivelmente cara. Porém, não tenha dúvida em levar a sua própria comida e bebida (inclusive uma garrafa de vinho, se preferir) a bordo, não há regras em contra disso nos trens.
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Bagagem: Viajar com bagagem é muito simples nos trens italianos, bem seja em 2da ou em 1ra classe. Não é necessário registrar a bagagem e não há vagão especialmente dedicado a carregar bagagens tampouco. Só leve a sua bagagem consigo no trem, e coloque-a na estante sobre a cabeça no seu assento, ou se for muito voluminoso, nas estantes grandes ao final de cada vagão ou no espaço entre os respaldos dos assentos, em qualquer parte, em realidade. Não há faturamento extra por bagagem nem limites de peso dos que preocupar-se, nem nenhum tipo de complexas regulações como no transporte aéreo. A segurança não é realmente um grande problema, não há necessidade de encadear a bagagem à estante, nem nada, só (como conselho) trate de utilizar uma estante que possa ver desde o seu assento e levar os objetos eletrônicos, câmeras, passaportes e demais documentos importantes consigo em uma mochila.
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Limites de idade para as crianças: A partir de dezembro de 2012, Trenitalia mudou a sua regulação sobre os limites de idade para menores. Em todos os trens, as crianças menores de 4 anos viajam grátis sem passagem. Nos trens regionais, a idade limite original ainda aplica, as crianças menores de 12 anos viajam com tarifa de menor. Pelo contrário, com a nova normativa, nos trens nacionais, tais como Frecciarossa, Frecciargento, Frecciabianca, InterCity e os trens noturnos InterCity Notte (ICN), as crianças menores de 15 anos viajam com tarifa de menores. Leia mais informação acerca de viajar com crianças na página Trens Na Europa e no nosso Blog.
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Salôes VIP para passageiros de 1ra classe: Só quem possui passagens de categoria Executiva ou de cartão Clube Eurostar para viageiro frequente podem utilizar os salões exclusivos “Clube Eurostar”, localizados nas estações de Trenitalia nas principais cidades italianas. Ainda mais, para os passageiros de trens Ítalo, de categoria Clube, há um salão “Clube” na estação Milão Porta Garibaldi.
Estações principais por cidade
Roma: A estação principal de Roma é a Roma Termini, a pouca distância de todos os lugares turísticos. Roma Ostiense e Roma Tiburtina se encontram nos subúrbios, e requerem de uma viagem de táxi (de uns 10€) ou pegar o trem local para chegar ao centro da cidade. O Vaticano tem a sua própria estação, a Roma San Pietro, mas é fácil chegar na Basílica de São Pedro desde Termini em ônibus ou táxi.
Veneza: A estação principal de Veneza é Venezia Santa Lucia, localizada à beira do Grande Canal, a poucos passos da ponte Ponte Rialto e da Praça São Marcos. Venezia Mestre está na parte continental, em uma zona industrial, muito longe de Veneza, pelo que trate sempre de comprar passagens à Venezia Santa Lucia, a menos que esteja hospedado em Mestre.
Florência: A estação principal de Florência é Firenze Santa Maria Novella (SMN) no centro da cidade, a pouca distância a pé de todos os lugares turísticos. Alguns trens usam as estações Campo Marte ou Rifredi, nos subúrbios do centro da cidade, vinculadas ao SMN através de trens locais frequentes, porém, se puder, procure sempre um trem direto à SMN.
Pisa (visitando a Torre): Muita gente visita Pisa como uma excursão de um da desde Florência, com os trens locais frequentes. A estação Pisa Centrale está localizada a 2 km da Torre, a 30 minutos a pé. Pelo contrário, se pegar um trem à estação Pisa S. Rossore (1 parada além de Pisa Centrale), estará a só 5 ou 10 minutos a pé da Torre. Alguns trens vão direto desde Florência à Pisa S. Rossore, sendo que outros requerem de uma troca de trem em Pisa Centrale.
Trem Florência – Pisa
Milão: Milano Centrale é a estação principal, um terminal gigantesco no centro da cidade aonde chega a maioria dos trens internacionais e de longo percurso. Milano Porta Garibaldi também está no centro, e é a estação utilizada pelos novos trens Ítalo a Florência, Roma e Nápoles, e pelas ferrovias francesas TGV a Paris. Está a 25 minutos a pé, 10 minutos em trem ou 5 minutos e 6€ de táxi da Centrale. Alguns trens desde o aeroporto Malpensa chegam a Milano Cadorna, um pequeno terminal local localizado também no centro da cidade; embora outros trens, desde o Malpensa chegam também até Porta Garibaldi e Centrale. As estações Milano Lambrate e Milano Rogoredo estão jà muito longe do centro da cidade.
Turim: Torino Porta Nuova é a estação principal, trata-se de um terminal muito grande. Porém, os trens TGV até París saem desde outra estação, a Torino Porta Susa, e alguns trens a Roma, Milão ou Veneza chegam à Porta Susa depois de partir desde Porta Nuova. Ambas as estações encontram-se no centro histórico da cidade de Turim, a pouca distância de todos os lugares turísticos.
Como viajar entre a Itália e o resto da Europa
Recomendamos leia o nosso guia da Trens em Roma para detalhes respeito a como chegar desde ali a diversos pontos da Europa (Paris, Zurique, Munique…) e ao resto do país.
Lembre que as rotas recomendadas neste site são válidas tanto para a ida quanto para a volta dentre os destinos mencionados, e que RailEurope lhe permite comprar trajetos completos, por exemplo: Milão-Stuttgart pelo Gotthard Passe nos Alpes, ou Verona-Viena por Innsbruck.
Aviso Importante! No caso de ter que pegar trens intermediários dentro do território italiano (exemplo: Roma-Florência ou Veneza-Milão), considere comprar estes trajetos por separado, para aproveitar as tarifas Super Economy que oferecem as Ferrovias Italianas, reservando pelo menos 45 minutos para trocar ao seguinte trem, no caso de qualquer atraso.
Viajar da Itália à França
Chegar a Paris a partir de Veneza, Milão e Roma
Para chegar a Paris, é possível pegar qualquer um dos fantásticos trens de alta velocidade de Trenitalia ou um trem Ítalo desde qualquer cidade da Itália para Milão ou Turim (Milano/Torino). Uma vez ali, há três trens TGV França-Itália por dia que viajam diretamente a Paris desde Milão e Turim, ademais de vários trens que fazem escala na Suíça (Zurique, Genebra ou Lausana). Confira nosso guia com informações trens Frecciarossa e TGV.
Nota para o passageiro: Lembre que muitas vezes o trem que o leva para Milão ou Turim chega a uma estação (Milano Centrale ou Torino Porta Nuova) que não é a mesma desde a que parte o trem para Paris (Milano Porta Garibaldi ou Torino Porta Susa). Considere isto ao calcular o tempo entre conexões, recomendamos ler o nosso artigo sobre Tempo entre conexões.
Se preferir viajar durante a noite, há trens noturnos Thello direto a Paris desde Veneza, Verona e Milão. Desta forma, a rota mais simples para chegar a Paris desde Roma e Florência é a bordo de trens de alta velocidade Frecciarossa a Milão, e desde ali abordar um destes Thello até Paris. Os trens Thello dispõem de camarotes com 1, 2 ou 3 camas com lavatório, camarotes de 6 ou 4 beliches e um vagão restaurante. Para mais informações, consulte o nosso guia trens Thello.
Importante! Veja aqui para viagens completas (com escalas) ou em seções.
Trem Roma – Paris
Chegar à Riviera Francesa e Mônaco
A forma mais direta e simple de chegar desde a Itália para a Costa Azul é em trens Thello Dia que viajam durante o dia direto entre Milão, Monaco e da Riviera Francesa (incorporado em dezembro de 2014). O percurso completo é Milão-Genoa-Monte Carlo-Nice-Cannes-Marselha. Há um trem na dia fazendo o percurso completo de Milão para Marselha (03h10min da tarde), e dois trens adicionais que fazem percurso parcial Milan-Genoa-Monte Carlo-Nice (11h10min da manhã e 03h10min da tarde). Para mais informações, visite o nosso guia Thello trens.
Outra maneira de viajar entre a Itália ea Riviera Francesa e Mônaco é através de Ventimiglia. Há vários InterCity diretos desde Milão, Gênova, Pisa e Roma para Ventimiglia. Desde ali, pode continuar em trem local para Nice, Cannes ou Monte Carlo (Mônaco). Recomendamos tirar uma passagem para o trajeto completo, por exemplo: Gênova-Nice com escala em Ventimiglia, ou Milão-Mônaco Monte Carlo com escala em Ventimiglia.
Importante! Veja aqui para viagens completas (com escalas) ou em seções.
Trem Milão – Nice
Continue a partir de Paris até Bélgica e a Grã Bretanha
Partindo desde a Itália, é possível viajar através de Paris para destinos em Bélgica, e atravessar a Grã Bretanha.
Paris é muito acessível desde a Itália, a bordo de um TGV diurno ou um Thello noturno desde as cidades mais importantes do país. Estas rotas estão numeradas acima neste mesmo artigo na seção Viajar da Itália à França. Ademais, recomendamos a leitura adicional do nosso artigo especial de Trens em Roma para uma explicação em detalhe do caso particular de Roma.
A seguir, revisaremos as rotas principais para chegar desde Paris à Inglaterra e à Bélgica. Importante! Veja aqui para viagens completas (com escalas) ou em seções.
Importante! Antes de planejar uma viagem que envolva conexões, recomendamos ler nosso artigo especialmente dedicado ao Tempo entre conexões.
Paris para a Inglaterra ea Grã-Bretanha
Existem vários trens Eurostar que viajam em directo de Paris a Londres, cruzando o Canal da Mancha pela Eurotunnel. A coisa mais importante a lembrar é reservar tempo suficiente para mudar estações em Paris como o trem de Itália chega a Paris Gare de Lyon e do Eurostar afasta de Gare du Nord, além de tempo para fazer check-in do Eurostar. Recomendamos ler nosso artigo sobre o Tempo entre as conexões (em breve). A partir de Londres, você pode viajar de trem para outras cidades em Inglaterra, País de Gales ou Escócia.
Trem Paris – Londres
Paris para a Bélgica
Existem vários trens Thalys de alta velocidade direto de Paris a Bruxelas (Bruxelles) durante o dia. Além disso, há trens diretos TGV viajam de Lille para Bruxelas, e também servem para ligar a partir de outras cidades francesas, por exemplo: Arras-Bruxelas atraves de Lille.
Na Bélgica, a partir de Bruxelas, você pode continuar a Bruges (Brugge) em um dos vários EuroCity na dia, ou o único Thalys, às 06h12min da tarde (18h12min) de Paris Nord, que ele vai direto para Bruges, chegando ás 9 da noite (21h00min).
Trem Paris – Bruges
Viajar da Itália à Espanha
A maneira mais rápida de chegar a Barcelona e Madrid a partir de Itália é via Paris ou Marselha.
Você pode viajar para Paris a partir de Milão ou Turim em trem TGV durante o dia (pelo menos duas do Milão e três a partir de Turim) ou Thello durante a noite a partir de Veneza ou Milão. Uma vez em Paris, você pode viajar para Barcelona com a nova rota direta TGV Duplex, entre Paris-Barcelona, quatro trens no dia. Para viajar para Madrid, você pode continuar em um trem AVE espanhol, de Barcelona para Madrid
Você pode viajar para Marselha a partir de Milão ou Génova, com o novo Thello Dia. Uma vez em Marselha, você pode viajar para Barcelona ou Madrid no AVE França-Espanha Marselha-Barcelona/Madrid (Há pelo menos um trem no dia).
Importante! Veja aqui para viagens completas (com escalas) ou em seções.
Viajar da Itália à Alemanha
Existem três formas de acessar à Alemanha desde a Itália, em trem noturno direto, ou pelas rotas cénicas que atravessam os Alpes desde o lado austríaco ou pelo lado suíço. Eis aqui as comentamos em detalhe:
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Direto em trem noturno: Há trens noturnos City Night Line de frequência diária, que viajam direto entre Roma, Florência, Veneza e Munique. Uma vez ali, pode abordar qualquer um dos excelentes trens ICE ou EuroCity para as principais cidades do país, há várias viagens diretas durante o dia. Como por exemplo: Faça uma viagem no CNL das 10h09min da noite (22h09min) de Florência a Munique, e depois faça a conexão com um EuroCity para Stuttgart, chegando a destino às 9 da manhã da manhã seguinte.
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Pelos Alpes Austríacos: Se preferir o trajeto cénico, pode atravessar os Alpes por Áustria, atravessando o Paso de Brenner (Brenner Pass), a bordo de um EuroCity, para Munique. Há um EuroCity que faz o percurso direto Verona-Munique cada mais ou menos duas horas, todos os dias, ademais de vários outros EuroCity que vão diretamente desde outras cidades próximas, tais como Veneza ou Bolonha, passando por Verona. Como exemplo: Faça uma viagem no “EuroCityBrenner” das 11h52min da manhã desde Bolonha a Munique, logo, faça uma conexão ali com outro EuroCity hacia Stuttgart, chegando a destino às 9 da noite (21h00min).
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Pelos Alpes Suíços: É possível passar pela Suíça atravessando os Alpes pelo Gotthard Pass a bordo de um trem pendular Cisalpino. Há vários destes trens por dia que unem Milão com Zurique em mais ou menos 3h40m. Desde Zurique, é possível seguir em frente com os trens ICE ou EuroCity diretos que fazem conexão com as cidades mais importantes de toda a Alemanha. Como exemplo: Faça uma viagem no Cisalpino das 11h10min da manhã direto desde Milão (Milano) até Zurique, logo faça uma conexão ali com um EuroCity até Stuttgart, chegando a destino às 6 da tarde (18hs).
Importante! Veja aqui para viagens completas (com escalas) ou em seções.
Trem Roma – Munique
Chegar à Escandinávia
Desde a Itália, passando pela Suíça, é muito simples chegar a Copenhagen (Dinamarca) a bordo de um trem ICE que parte desde Munique às 09h28min da manhã e chega a Copenhagen (Koebenhavn) às 02h13min da tarde (14h13min). Desde ali, pode pegar um X2000 de alta velocidade para Estocolmo (Suécia) ou Oslo (Noruega).
Viajar da Itália à Suíça
Há vários trens EuroCity Cisalpino diretos desde Milão a Genebra, Brig e Zurique (através do Gotthard Passe, como está explicado acima), ademais de um ou dois trens diários diretos desde Milão a Berna, Lucerna e Basileia. Estas cidades servem como ponto de conexão para chegar com facilidade ao resto da Suíça, alguns exemplos: Milão-Zermatt com conexão em Brig, Milão-Interlaken com conexão em Brig ou Spiez, Milão-Lucerna com conexão em Arth.
Para desfrutar de um trajeto panorâmico ao máximo, pode atravessar os Alpes através da rota que cruza o Bernina Pass. Esta é uma rota local, demorada, mas que oferece a paisagem mais bela dos Alpes e um dos cenários mais bonitos do mundo. Desde a Itália, comece por viajar em um trem local desde Milão até Tirano. Tirano é uma localidade não muito grande, pelo que só se pode acessar por trem local, não chegam os trens de longa distância. Os trens para Tirano saem cada 2hs desde Milão, sendo que uma passagem custa uns 12€. Desde Tirano faça uma conexão com um dos vários trens que saem por dia para St Moritz e Chur, e cruzam pelo Bernina Pass. Desde St Moritz ou Chur pode pegar um trem EuroCity direto para Zurique.
Trem Milão – Zurique
Viajar da Itália à Áustria
Há três maneiras de chegar desde a Itália à Áustria, a forma mais rápida é em trem noturno direto, mas também existem dois caminhos mais que podem ser feitos durante o dia, um deles envolve cruzar o Passo de Brenner para Innsbruck, e o outro, pegar um ônibus desde Veneza a Villach. Eis aqui os comentários em detalhe
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Direto em trem diurno: Há um trem EuroCity que viaja todos os dias às 4 da tarde (16h00min) direto desde Venezia Santa Lucia até a estação Wien Meidling em Viena, chegando a destino às 11h27min da noite (23h27min). Este trem, ademais de como viagem direta entre ambas as cidades, pode ser usado como conexão simples em um trajeto mais longo. Leia-se, pode viajar para Veneza desde outras localidades da Itália e logo abordar este EuroCity a Viena, ou seguir o seu caminho para outras cidades na Áustria desde Viena.
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Direto em trem noturno: Há um trem noturno italiano chamado Allegro Tosca que cobre a rota Roma-Florência-Milão para Viena, todos os dias, partindo às 07h05min da tarde (19h05min) e chegando às 08h33min da manhã do dia seguinte. Assim mesmo, há pelo menos três trens Euronight austríacos direto desde Veneza a Viena, todos os dias, chegando a destino entre as 8/8h30min da manhã do dia seguinte.
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Rota panorâmica pelos Alpes: Há vários trens “EuroCityBrenner” durante o dia que viajam direto desde Verona (e alguns desde Bolonha e Pádua) a Innsbruck atravessando o fantástico Passo de Brenner através dos Alpes Suíços, ademais de um trem por dia que vai direto desde Veneza na mesma rota. Como exemplo: Faça uma viagem desde Verona a Viena ou Salzburgo por Innsbruck.
Importante! Veja aqui para viagens completas (com escalas) ou em seções.
Trem Verona – Innsbruck pelo Passo de Brenner
Seguir desde Viena
Partindo desde a Itália e passando por Viena, se podem alcançar destinos em vários países da Europa, especificamente suas limítrofes República Checa, Eslováquia, Hungria e Polônia, e até seguir para a Rússia!
É muito simples chegar desde a Itália até Viena, durante o dia em EuroCity ou durante a noite em Euronight desde as cidades mais importantes do país. Estas rotas estão enumeradas mais acima neste mesmo artigo na seção Viajar da Itália à Áustria.
A seguir, revisaremos as rotas principais para chegar desde Viena à República Checa, a Eslováquia, a Hungria, a Polônia e a Rússia. Veja aqui para viagens completas (com escalas) ou em seções.
Importante! Antes de planejar uma viagem que envolva conexões, recomendamos ler nosso artigo especialmente dedicado ao Tempo entre conexões.
De Viena à República Checa
Para chegar desde Viena a Praga, só tem que tomar qualquer dos trens EuroCity que saem durante todo o dia desde a estação Wien Meidling até a estação principal de Praga, Praha Hlavni Nadrazi. A viagem é direta e leva umas 4h45m.
Ademais, é possível chegar até Praga direto desde Zurich. Alcance Zurich desde Milão em um EuroCity (veja a seção Viajar da Itália à Suíça neste guia), como está explicado acima, e logo, continue até Praga a bordo de um City Night Line noturno que parte desde Zürich Hbf (estação principal) às 07h42min da tarde (19h42min) e chega a Praha Hlavni Nadrazi às 10h29min da manhã do dia seguinte.
Trem Viena – Praga
De Viena à Eslovaquia
Desde Viena, há muitos trens EuroCity durante o dia, pelo menos um por hora que sai de Wien Meidling e passa por Wien Hbf, que viajam direto até as duas estações principais de Bratislava, Bratislava-Petržalka e Bratislava hlavná stanica (Bratislava hl.st) respectivamente.
De Viena à Hungría
Existem vários trens Railjet austríacos durante o dia todo, um por hora quase todas as horas do dia entre as 6 da manhã e as 7 da tarde (19h00min) e que partem desde Viena e viajam direto para Budapest, chegando em umas 2h30m à estação principal, Budapest Kelenföld. Alguns trens inclusive seguem até a estação mais para o leste da cidade, Budapest Keleti.
Trem Viena – Budapest
De Viena à Polonia
Desde Viena, há trens diretos durante o dia todo, pelo menos um por hora partindo desde Wien Meidling, até a estação principal de Varsóvia, Warszawa Centralna. Alguns inclusive, continuam e fazem uma última parada na estação no oeste da cidade de. Warszawa Zachodnia.
Se preferir viajar de noite, há um trem noturno às 10h31min da noite (22h31min) que vai direto desde Viena a Varsovia, chegando na manhã seguinte e parando nas duas estações principais, Zachodnia (7 da manhã) e Centralna (uns 5 minutos depois). Ademais, há um trem noturno direto desde Viena a Cracóvia (Krakow) que sai desde Wien Westbahnhof às 10h16min da noite (22h16min), passa por Wien Meidling uns 15 minutos depois, e chega a Cracóvia às 6h43min da manhã do dia seguinte.
De Viena à Rússia
A forma mais confortável e direta de chegar desde Viena a Moscou (Moscow) é no trem noturno das 10h16min da noite (22h16min), que sai desde a estação Wien Westbahnhof e chega às 09h37min da manhã do outro dia na estação Belorusskaya em Moscou.
Ademais disso, se preferir viajar durante o dia, há um EuroCity que sai pela manhã (09h32min da manhã) desde Wien Meidling, conecta com um Euronight em Berlim, e segue para Moscou, chegando ao seu destino à meia-noite (12 da noite).
Viajar da Itália à Holanda
Há três possíveis formas de viajar da Itália para a Holanda, tudo depende do lugar em Itália onde você está e do país que você deseja visitar ao longo do caminho. Pode chegar através da Suíça, Alemanha ou França. Para isso, deve primeiro viajar a partir de Itália para os países mencionados, e de lá continuar para a Amsterdam. Nós revisamos cada viagem em detalhes:
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Via Suíça: Primeira chegar Zurique a partir de Milão, através dos Alpes pelo Passo de São Gotardo (Gotthard Pass) a bordo de um trem pendular Cisalpino, como explicado acima (seção Viajar da Itália à Suíça). A partir de Zurique, a opção mais direta é abordar o trem noturno City Night Line (às 08h42min da noite), que chega o estação Amsterdam Centraal às 9 da manhã da manhã seguinte. Além disso, durante a manhã (8 da manhã e 12 da tarde), há dois trens ICE desde Zurique, com conexão em Frankfurt.
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Via Alemanha: Primeira chegar Munique a partir de Verona, através dos Alpes pelo Passo do Brennero (Brenner Pass) a bordo de um EuroCity, como explicado acima (seção Viajar da Itália à Alemanha). A partir de Munique, a opção mais direta é abordar o trem noturno City Night Line (10h50min da noite), que chega o estação Amsterdam Centraal às 9h da manhã da manhã seguinte. Além disso, durante todo o dia, há trens ICE desde Munique, com conexão em Frankfurt ou Hanover.
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Via França: Primeira chegar a Paris a partir de Milão ou Turim a bordo de um TGV direto, como explicado acima (seção Viajar da Itália à França). A partir de Paris, a opção mais fácil é tomar um dos vários trens Thalys directos de Paris Nord, que chegam ao Amsterdam Centraal em 3h15m. Além disso, há vários outros trens Thalys que viajam entre Paris e Amsterdam, mas a conexão é em Bruxelas. Considere esta rota, se você estiver interessado em uma caminhada em Bruxelas.
Importante! Veja aqui para viagens completas (com escalas) ou em seções.
Trem Paris – Amsterdam
Viajar da Itália à Eslovênia e Croácia
Para começar, é importante esclarecer que, mesmo sendo países limítrofes, não há forma alguma de chegar em trem desde a Itália até a Eslovênia ou a Croácia, mas isso não quer dizer que não exista uma maneira de chegar simples, econômica e que ofereça belas paisagens.
Desde Trieste (na costa italiana), aonde se chega com um trem direto desde Veneza, pode tomar o tranvia histórico até o final do percurso, para logo após continuar uns poucos quilômetros em táxi para atravessar a fronteira para Sezana (Eslovênia). Desde ali, pode tomar um dos trens frequentes locais direto até Ljubljana, e depois continuar em um EuroCity direto até Zagreb (Croácia).
Viajar da Itália à Grécia em ferry
Para chegar desde a Itália até a Grécia é necessário abordar um ferry. A opção mais direta é viajar em um dos ferrys que fazem o percurso durante a noite desde Bari até a ilha grega de Corfú ou até Patras na parte continental da Grécia. Estes ferrys oferecem assentos na coberta do barco, assentos reclináveis no interior e cabines com camas (compartilhada ou individual).
Hotéis na Italia
No que diz respeito à comparação de lugares onde se hospedar com preços, fotos, comentários de usuários, assim como disponibilidade, convém fazer uma boa investigação antes de contratar um lugar. Para isto, o nosso motor de busca permite que você veja todos os hotéis em Italia em um só lugar. Compara as ofertas das grandes sites de reserva para encontrar as melhores opções. Consulte aqui mesmo!
Albergues econômicos na Italia
Além e como uma opção muito prática e muito mais econômica, está a hospedagem em hostels, definitivamente a escolha por excelência dos mais jovens e dos mochileiros. Desde Hostelbookers.com se pode consultar por habitações privadas ou compartilhadas, e comparar para encontrar os melhores preços em albergues das cidades mais importantes da Italia.
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Guia do viajante na Itália
Pode ser uma boa ideia investir em una bom roteiro para os países ou cidades a visitar, para checar de antemão os lugares que se querem ver. Com um bom guia, é possível ver e compreender muito melhor o lugar que visitará e fazer planos mais específicos, poupando tempo e recursos valiosos. Por tudo isto, além de pelo seu nível de detalhes e dados interessantes e específicos, orientados à todo tipo de orçamento, os melhores e mais populares guias são os de Lonely Planet.
Lonely Planet edita várias coleções diferentes, das quais as mais vendidas do mercado são as de países, regiões ou cidades. Visite o seu site web oficial e consulte sobre as edições impressas, com envio para o mundo todo, ou as versões em e-book (completas ou por capítulos), para utilizar desde o seu tablete, laptop ou inclusive do seu celular!
Como são os trens italianos
Frecciarossa
Os melhores trens de alta velocidade de Trenitalia são os Frecciarossa, cobrindo as rotas entre as principais cidades, chegando a 250 kmh. Os passagens sempre requerem de uma reserva de assento, obrigatoriamente incluída na compra. Isto significa que as passagens de Frecciarossa somente são válidas para a data e trem específicos que tenha reservado.
Os trens Frecciarossa têm sido reformados para permitir 4 classes de serviço: Padrão (2da classe), Premium (2da classe premium), Business (1ra classe) e Executivo (1ra classe premium). Mais informações nosso guia completa para Trens Italianos Frecce (em breve).
Frecciargento
Por ordem de robustez, seguem os trens Frecciargento de Trenitalia, viajando a 250 kmh. Ao igual do que com os Frecciarossas, as passagens requerem sempre de uma reserva de assento obrigatória feita no momento da compra, e somente são válidas para uma data e trem específicos. Mais informações nosso guia completa para Trens Italianos Frecce (em breve).
Trem Florência – Roma
Frecciabianca
Em ordem de importância, encontramos os trens Frecciabianca, com vagões ex-InterCity modernizados, que viajam em rotas domésticas entre as principais cidades e vilas menores a uma velocidade de até 200 kmh. Ao igual do que nos casos anteriores, as passagens incluem sempre uma reserva de assento para um trem determinado. Mais informações nosso guia completa para Trens Italianos Frecce (em breve).
Trens InterCity
Logo, seguindo a mesma ordem, encontramos o rápido InterCity, rebocado por locomotiva atingindo uma velocidade de 150-180 km/h. Os trens InterCity também requerem de uma reserva obrigatória incluido de forma automática. Para os titulares de passes não é necessário reservar lugares, pode subir e viajar diretamente sem nenhum suplemento ou reserva. De todas formas, podem fazer uma reserva de assento opcional, para um extra de 3€, que é recomendável sei deseja reservar um assento em particular.
Principais rotas: Roma-Nápoles-Sicília, Roma-Pisa-Cinque Terre, Génova-Milão, Milão-Génova-Ventimiglia (para chegar a Nice).
Trem Roma – Milão
Trens Espresso, Regionale e locais
Não há necessidade de reservar, só compre uma passagem e suba, lembrando validá-lo na entrada da plataforma antes de abordar. Não há nenhum suplemento para titulares de passes, pode subir e apresentar o seu passe. Estes trens funcionam na Itália toda, incluindo trechos populares como Florência-Pisa, Florência-Siena, Florência-Lucca, Veneza-Trieste, e Roma-Civitavecchia. As tarifas são baratas, mas lembre que os preços só se mostram na internet com 7 dias de adianto.
Ítalo (alta velocidade), competindo com Trenitalia
O operador particular NTV (Nuovo Trasporto Viaggiatori) opera seus trens Ítalo de alta velocidade nas rotas Milão-Bolonha-Florência-Roma-Nápoles e Veneza-Florência-Roma. Os trens Ítalo possuem três classes, Smart (2da classe econômica), Prima (1ra classe) e Clube (1ra classe premium). Todas têm conexão Wi-Fi, assentos de couro Poltrona Frau reclináveis, tomadas e uma mesa pequena.
Em Smart há máquinas expedidoras, para lanches e café. Em Prima, bebidas e lanches de cortesia, e se pode fazer uma reserva previa do almoço ou o jantar, ou pedi-lo a bordo, e é servido no seu assento, por um faturamento extra. Em Club, ademais de tudo o que foi mencionado nas outras classes, há um setor exclusivo de entretenimento com um sistema de tela táctil de 9” ao final de cada trem, e aeromoça.
Estaçôes: Em Milão, Ítalo utiliza a menos conhecida (porém, cêntrica) estação Porta Garibaldi, em a Centrale. E em Roma, a estação Tiburtina, a um táxi de 10€ desde o centro. Porém, igual que em Trenitalia, utiliza as estações Bologna Centrale (Bolonha), Firenze SMN (Florência) e Napoli Centrale (Nápoles).
Trens noturnos InterCity Notte
Um trem noturno usualmente resulta a melhor forma de viajar distâncias longas, para dar alguns exemplos de rotas dos InterCity Notte (ICN) italianos: Milão-Roma-Catania (Sicília), ou Veneza/Milão-Nápoles. É uma experiência diferente que economiza uma estadia de hotel. Os trens InterCity Notte têm beliches e camas, ademais de assentos reclináveis, mas recomendamos comprar um beliche ou cama, para poder deitar-se e dormir em um compartimento fechado e perfeitamente seguro. Para mais informação, leia o nosso artigo acerca de Trens Noturnos.
Trem Roma – Veneza
Compartimento de 6 beliches
São compartimentos de 6 beliches acolchoados, dispostos como superior, médio e inferior em cada lado do compartimento. Cobertor, lençol e travesseiro para cada passageiro. Os compartimentos são mistos, pelo que, normalmente, se viaja semivestido. Estes compartimentos já quase não se veem, porque a maioria das rotas italianas agora têm vagões como os mais modernos e muito melhores compartimentos Cuccette C4 Comfort.
Compartimento Cuccette C4 Comfort de 4 beliches
São modernos vagões com ar condicionado, com oito ou nove compartimentos de 4 liteiras, dispostas como superior e inferior em cada lado. Cobertor, lençol e travesseiros para cada passageiro. Ademais, há um assistente cada dois vagões. Estes compartimentos são uma excelente opção econômica, especialmente para famílias. Há mistos (Promiscuo), só para mulheres (Donna), e se quiser comprar um compartimento completo, selecione “Comfort C4 Cuccette – Compart. intero”.
Compartimento de 1, 2 e 3 camas padrão
Estes vagões para dormir possuem doze compartimentos confortáveis, nos quais há uma cama (1ra classe individual ou Singolo), duas camas (1ra classe dupla ou Doppio) ou três camas (2da classe turista T3 ou 3 Compartimento Letti). Cada habitação tem um lavatório e camas reais completas (com cobertor, lençóis e travesseiros), convertíveis em uma sala de estar particular com sofá e mesinha. Cada vagão tem o seu próprio assistente para servir bebidas, lanches e um desjejum ligeiro.
Os assentos são vendidos por unidade, isto é, um bilhete significa uma cama. Para um compartimento particular deve reservar todas as camas em um mesmo compartimento. Se não reservar todas as camas em um mesmo compartimento, estes não são mistos. Por exemplo, para comprar 2 camas em um compartimento particular duplo corresponde a um Doppio – Intero, para passageiros sozinhos que desejam uma cama em um compartimento duplo compartilhado (já que é a metade do preço de um compartimento individual) corresponde um Doppio – Uomo (homem) ou Doppio – Donna (mulher) e compartilhará a habitação com alguém do seu mesmo gênero.
Compartimentos T2S de 1 e 2 camas
Para umas poucas rotas, existem uns vagões com dezessete compartimentos muito mais estreitos, com 1 ou 2 camas despregadas. Speciale é a de uma cama só e Letti la de duas. Também com a opção para Uomo (homem), Donna (mulher) ou Intero (inteiro, se comprar as duas passagens).
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